terça-feira, 1 de novembro de 2011

1º Seminário Regional do NEA-BC/Petrobras - (14/10/11 à 16/10/11)

Vitor Hugo Marins
Coordenador de Jornalismo do Tô Ligado

DEPOIMENTO DE SUA 1ª EXPERIÊNCIA EM UM SEMINÁRIO

O tempo que passei hospedado no Hotel Vilarejo em Rio das Ostras durante o Seminário Regional do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças do NEA-BC (Pró-Lideranças NEA-BC), percebi todos os problemas de cada município da Bacia de Campos apresentado por cada um dos Líderes dos Nós, vi que muitos dos problemas são os mesmos, porém em proporções ou modos diferentes.
   Durante todo o tempo senti muita responsabilidade em saber que estava representando meu município (Tamoios – Cabo Frio) e o Grupo Tô Ligado do qual faço parte e sou um dos coordenadores, em uma causa tão importante em um programa tão sério como este, mas graças à Deus eu não estava só, comigo também representando Tamoios/Cabo Frio estava o meu amigo Bruno (Projeto Arte e Luta), que juntos somamos nossas forças e conseguimos fazer com que tudo desse certo.
   Em todo momento tivemos muitas dinâmicas. Desde o primeiro momento, no qual chegamos ao hotel, quando percebemos que cada um de nós dividiria quarto com outra pessoa de outro município, que nunca tínhamos visto antes, essa foi uma das maiores experiências que tive no Seminário, esse choque de você com outra pessoa que não conhecia e em apenas 2 dias se conhecerem e parecerem como irmãos, foi demais isso.
   Todos os momentos percebi o quanto tinham pessoas boas em todos os lugares desses municípios e que querem e muito melhorar suas condições em seus lugares, em momento algum vi pessoas no Seminário que não se interessassem pelas atividades e  não se socializassem com todos, uma galera incrível, e muita disposta a lutar por esse propósito tão importante que sempre estava unida e muito fortalecida com muita garra e força de vontade, sempre juntos como uma equipe pelo bem de nossa população.
   As atividades eram demais, todos interagiam muito, e todos participavam com muito amor e carinho, dava pra ver o brilho nos olhos de cada um que fazia as tarefas com a maior satisfação do mundo, pois era algo que para nós era muito prazeroso, algo que fazíamos por que gostávamos e não por que nos obrigavam, em momento algum ninguém foi obrigado a fazer nada, cabia a todos terem seu senso de responsabilidade em participar ou não das atividades do programa.
   Dentre as atividades tivemos muitas dinâmicas com o grupo todo do Seminário, em que participavam além de nós participantes do programa, também participavam todos os profissionais que fizeram com que o nosso encontro fosse perfeito, todos nos divertimos juntos e ao mesmo tempo aprendíamos uns com os outros, trocando nossas experiências.
   Tivemos passeios em que aprendemos quanto os lugares se desenvolveram de uns anos para cá, conhecemos lugares de ponto de Encontro de outros Nós e também conhecemos lugares que pertencem a Petrobrás, como Refinarias e Locais onde têm passagem de Dutos Subterrâneos.
   Em uma das noites tivemos uma Apresentação Cultural do Grupo de Jungle de Quissamã no começo achamos um pouco estranho, mas no final, num é que até arriscamos alguns passos e percebemos o quanto é difícil dançar essa dança tão legal, tão agitada e com músicas com letras bastante interessantes, que simbolizam a cultura Afro-brasileira.
   Depois que acabávamos de fazer nossas “obrigações”, íamos para o nosso lazer, em esse pequeno tempo da noite que tínhamos, eu aprendi a jogar sinuca com os outros participantes do Seminário, também pude perceber que o Bruno era expert no esporte, também fizemos roda no American Bar e ficamos até altas horas da madrugada cantando vários clássicos da cultura Brasileira e Americana, foi esse um dos momentos mais mágicos de nosso encontro, mas mesmo ficando até muito tarde acordados no horário no dia seguinte, tínhamos muita responsabilidade em acordarmos cedo para mais atividades no dia seguinte.
   Também num podiam faltar as nossas brincadeiras jovens, dentre elas muitos foram as de passarem trotes um pro apartamento do outro, foi muito hilário, nos divertimos demais, e no último dia até que deu pra eu dar um pulinho naquela piscina daquele hotel magnífico, poucos entraram por causa do frio, mas teve gente que até mesmo na noite passada entrou nela na chuva mesmo, pessoal muito doidão,mas eu amo todos eles e não vejo a hora de revê-los no próximo Seminário em Dezembro. Até lá.
  
Vitor Hugo da Hora Marins
Coordenador de Jornalismo do Grupo Tô Ligado






Um comentário:

  1. Q legal aquele seminário foi cara! Tem uma hora q vc diz que todos acordavam na hora certa pras atividades do dia, e nem tinha como não acordar neh! Vcs passavam nos quartos dos mais chegados acordando todo mundo, invadindo o quarto e gritando "acorda, acorda" rsrsrs!! Foi mto legal, tbm nao vejo a hora do proximo seminario para aprendermos mais, conhecermos mais coisas sobre os outros municipios, problemas e soluções q os mesmo passam e executaram e aproveitarmos aquela comida toda denovo! kkkkk! Até lá!!

    ResponderExcluir