sábado, 2 de abril de 2011

Aniversário de Chico Xavier




   Se estivesse encarnado, Chico Xavier estaria completando hoje 99 anos. Nascido no dia 02 de Abril de 1910, na cidade de Pedro Leopoldo, em Minas Gerais, Francisco Cândido Xavier foi um brasileiro que viveu com simplicidade, dedicando-se à divulgação da Doutrina Espírita através da prática da mediunidade, sempre com humildade e sem jamais ganhar financeiramente por isso. Ele desencarnou no dia 30 de Junho de 2002, aos 92 anos, após anos de exercício mediúnico e prática da caridade. Foi considerado o maior e o mais prolífico médium psicógrafo do mundo em todos os tempos, com mais de 400 obras psicografadas, sendo que algumas delas traduzidas e publicadas em castelhano, esperanto, inglês, grego, japonês, entre outros idiomas.

   Vamos aproveitar a data de hoje para agradecer a Deus por permitir que tão iluminado espírito tenha vivido entre nós, mostrando-nos que pode ser difícil, mas não é impossível viver uma vida inteira seguindo verdadeiramente os ensinamentos de Jesus.

   Para relembrar um pouco do nosso Chico, vejamos um pequeno trecho do livro As Vidas de Chico Xavier, de Marcel Souto Maior, e um trecho de uma entrevista dada por Chico Xavier à Revista Informação, em abril de 1977.

* * *

  Ao longo dos 92 anos de vida - 74 deles dedicados a servir de ponte entre vivos e mortos - Chico escreveu 412 livros, vendeu quase 25 milhões de exemplares e doou toda a renda, em cartório, a instituições de caridade: Os livros não me pertencem. Eu não escrevi livro nenhum. “Eles” escreveram.

   Em fevereiro do ano 2000, Chico foi eleito o Mineiro do Século em votação que mobilizou a população de todo o estado de Minas Gerais e o consagrou, mais uma vez, como fenômeno popular. Couberam a ele exatos 704.030 votos, o suficiente para derrotar concorrentes poderosos como Santos Dumont (segundo colocado), Pelé, Betinho, Carlos Drummond de Andrade e Juscelino Kubitschek (o sexto colocado).

   Porta-voz de Deus? “Uma besta encarregada de transportar documentos dos espíritos” - Chico reagia. Um iluminado? “Não. Uma tomada entre dois mundos” - minimizava.

   Chico Xavier, o apóstolo? “Nada disso. Cisco Xavier” - ele transformava o nome em trocadilho quando já era idolatrado por caravanas de fiéis e curiosos vindos de todo o Brasil e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em campanha nacional embalada por mais de 2 milhões de assinaturas de adesão em 1981.

Sou um nada. Menos do que um nada”, repetia, para se defender de tanto assédio e evitar uma armadilha perigosa: a vaidade.

Ajudai-vos uns aos outros” era o remédio receitado por Chico para todos os males. “Ajude e será ajudado”, ele aconselhava aos desesperados, e seguia à risca a própria receita.





Postado por:
Andréa Aguiar
Presidente do Tô Ligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário