sábado, 1 de outubro de 2011

Ética na Política


   Hoje mais uma vez o grupo gestor do Projeto NEA-BC de Tamoios se reuniu para participar do 3º módulo (Ética na Política e Orçamento Público) do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças em Tamoios.
    Foi um dia muito produtivo onde adquirimos conhecimentos sobre o Processo Orçamentário Municipal.  
   O Profº Maury, contratado pela Petrobras,  veio da Bahia para ministrar o módulo e nos orientar no sentido de nos preparar para que tenhamos ética na política como estratégia de se garantir transparência, controle Social e lideranças políticas comprometidas com a sociedade.
   Agora entendemos todo o processo orçamentário de nosso município (Constituição Federal, Lei Orgânica Municipal, PPDU - Plano Diretor, PPA - Plano Plurianual, LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias e LOA - Lei Orçamentária Anual), mediante esses conhecimentos que estamos adquirindo durante esse Projeto da Petrobras, teremos em breve condições de multiplicar os nossos conhecimentos e poder formar uma comissão para acompanhar a prestação de contas das despesas públicas e denunciar aos órgãos competentes as suspeitas de  irregularidades em nosso município.  
    Não adianta votar e ficar esperando que o representante que colocamos no governo desempenhe o seu papel, o exercício da cidadania é uma prática diária. O que transforma uma pessoa em um cidadão é o acompanhamento e a participação na realização das atividades do governo. Saber de que maneira o dinheiro público é gasto, é uma forma de exercer a cidadania. A busca de informações e denúncia de atividades irregulares, nos dá a certeza de que auxiliamos a população brasileira na construção de uma democracia cidadã, em que a participação da população nas ações do governo é o primeiro passo para a construção de um país melhor.

AMIGOS NÃO VAMOS TER ESPERANÇA COMO PURA ESPERA, MAIS SIM A ESPERANÇA PROVENIENTE DE ESPERANÇAR QUE SIGNIFICA SE UNIR E IR ATRÁS, NÃO DESISTIR.
Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário