quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dia Internacional do Beijo

   O Dia Internacional do Beijo foi criado em 1982, no dia 14 de abril por adolescentes norte-americanos em uma brincadeira escolar. A brincadeira se espalhou de maneira inexplicada para diferentes regiões do planeta.
   Hoje se comemora no dia 13, e ninguém sabe ao certo quando essa data foi modificada.

História do Beijo
 
   Os mais antigos relatos sobre o beijo surgiram a 2.500 a.C., nas paredes dos templos de Khajuraho, na Índia.
   Dizem que na antiga Mesopotâmia, as pessoas costumavam enviar beijos aos deuses como presentes divinos.
   O beijo entre guerreiros no retorno dos combates era comum para os gregos e romanos. Diziam os antigos que era como uma prova de reconhecimento pelos feitos nas batalhas. O gregos eram loucos por beijar, não importava quem: homens, mulheres, crianças... Mas foram os romanos que acabaram por difundir essa prática gostosa.
   Os mais nobres romanos tinham permissão do Imperador para lhe beijar os lábios como sinal de soberania, já os menos afortunados só poderiam beijar-lhe as mãos, como sinal de respeito. Na hierarquia da beijação romana, os simples súditos só podiam beijar os pés mostrando assim submissão ao seu comandante superior e aos deuses.
   Na antiguidade existiam três tipos de beijos: o basium, entre conhecidos; o osculum, entre amigos; e o suavium, ou beijo dos amantes.
   Indo para o continente europeu vamos passar pela Escócia, um país que até hoje mantém costumes antigos. Um deles era o padre beijar os lábios da noiva ao final da cerimônia ao invés do noivo. O povo acreditava que a felicidade conjugal dependia dessa "benção" tipo como divina, já que os padres representariam Deus na Terra. Nas festas a noiva tinha permissão para beijar todo e qualquer homem na boca, simbolizando a distribuição de felicidade para os futuros maridos das aldeias.
   Na Rússia até hoje homem beija outro homem é uma coisa normal. Eles se cumprimentam dessa forma desde a época dos grandes Czares. O maior reconhecimento público era receber um beijo oficial, sonho de qualquer reles mortal.
   Na França do século XV qualquer nobre poderia beijar na boca de qualquer mulher quando bem entendesse. Isso era tido como um privilégio por sua posição política na sociedade.
   Já na Itália, se um homem beijasse uma donzela em público, era obrigado a casar imediatamente.
 
   A palavra beijo vem do latim e significa toque dos lábios. Em nossa cultura ocidental, ele é considerado gesto de afeição. Entre amigos, é um gesto de cumprimento ou despedida e entre amantes e apaixonados, como prova da paixão. Também pode ser considerado um sinal de reverencia, por exemplo, quando beijamos a mão de padre, bispos, reis, imperadores, etc. Isso demonstra respeito e submissão a sua posição social-religiosa.


   Já o beijo de língua é uma forma de beijo de forte conotação erótica, em que os parceiros fazem movimentos mútuos com a língua um do outro. Embora ainda classificados na família dos beijos labiais, como o selinho, ele é indicador da existência de algum relacionamento de ordem romântica e/ou atrativa.
   Esse tipo de beijo o de língua estimula os lábios, a língua e a boca, que são áreas muito sensíveis ao tato, e de maneira geral as pessoas consideram algo muito prazeroso e altamente íntimo. É também bastante frequente antes, durante e depois das relações sexuais. Diferentemente de outros tipos de beijo, o de língua tende a ser prolongado, intenso e apaixonado. Devido à intimidade associada, em alguns lugares do mundo ainda hoje, beijar alguém na boca em público é considerado falta de educação, em alguns casos indecentes, podendo ser classificado como atentado ao pudor, como aqui no Brasil.
 
   Na linguagem dos esquimós, a palavra que designa beijar é a mesma que serve para dizer cheirar. Por isso, no chamado "beijo de esquimó", eles esfregam os narizes. No Nordeste brasileiro, também se usa a palavra "cheiro" no lugar de "beijo".
   Mas ao contrário da crença popular os esquimós não apenas esfregam os narizes uns contra os outros para mostrar afeto e amor. Assim que os narizes se encontram eles abre um pouco suas bocas. Em seguida eles inspiram profundamente e solta o ar pelo narizes, com os lábios cerrados. Depois de saborear os aromas uns dos outros, os parceiros pressionam o nariz contra as bochechas uns dos outros e ficam parados nessa posição por um ou dois minutos.


 O Beijo entre os índios, no Brasil
   Os casais indígenas não andam de mãos dadas, nem abraçados, nem se beijam. O afeto é demonstrado de outras maneiras. Nos índios Krahó, a mulher pinta o corpo do marido de urucum e carvão, tira-lhe os piolhos do cabelo, tira-lhe os cílios e as sobrancelhas. Ao cair da tarde, o casal estende uma esteira no chão, fora de casa, e ficam sentados sobre ela, fumando ou conversando.
 
   Mas nem todos os beijos são felizes. Obras da literatura como "Romeu e Julieta" descreveram beijos como "perigosos" ou "mortais" quando compartilhados com as pessoas erradas. Alguns estudiosos do folclore e críticos literários vêem o vampirismo como um símbolo dos perigos físicos e emocionais decorrentes de se beijar a pessoa errada. 
 
   Atualmente, a maioria das culturas em todo o mundo pratica o beijo, mas possui diferentes opiniões sobre quando e onde o beijo é apropriado. Nos anos 90, vários artigos na mídia relatavam uma tendência entre os jovens de beijar em público no Japão, um país onde o beijo tradicionalmente era visto como uma atividade privada. 
 
O beijo em público na Índia - os beijos entre casais são proibidos. A desobediência a essa lei pode levar o indivíduo à delegacia de polícia. Ou à casa do pai da moça, para explicações, se ela não for casada. O beijo entre casais é proibido em publico, para não despertar "imaginações impuras", mas é comum o beijo entre os homens. Homens andam de mãos e braços dados. Às vezes, só com o dedo "mindinho".
 
O beijo de Judas
   Um dos beijos mais famosos do mundo ocidental foi o beijo de Judas Iscariotes usado para trair Jesus antes da crucificação. Esse beijo teve forte influência sobre as práticas espirituais cristãs. Grupos da igreja logo omitiram o beijo sagrado, ou se abstiveram por completo de beijar na Quinta-Feira Santa. A Quinta-Feira Santa é a quinta antes da Páscoa e o dia utilizado para comemorar a Última Ceia, após a qual Judas traiu Jesus nos Jardins do Getsêmani.
 
   Aos poucos o beijo ficou restrito ao convívio amoroso e hoje o beijo é visto como um dos principais ingredientes da vida afetiva. Mesmo assim, é comum os casais deixarem de se beijar à medida que o tempo passa. A paixão e a curiosidade dos primeiros meses de namoro se transformam em um sentimento mais calmo e até mais maduro.


 
Curiosidades sobre o Beijo
1ª) Durante o beijo de língua, os parceiros trocam saliva, o que pode servir para aumentar a excitação. Embora a maior parte das doenças sexualmente transmissíveis não sejam transmitidas através do beijo, é possível contrair algumas doenças por meio dessa prática, como é o caso da mononucleose infecciosa, porque em cada beijo, trocamos em torno de 250 mil bactérias;
2º) O Beijo é capaz de movimentar 29 músculos na face, sendo que 17 músculos só na língua. Outro ponto positivo para o beijo também "emagrece", num beijo de duração de 10 segundos, por exemplo, podemos queimar até 15 calorias. Colocando visualmente: 1 porção de lasanha é equivalente a 107 beijos. Imagine um beijo demorado então? Além disso, liberamos os hormônios da adrenalina, da dopamina e da serotonina, que eleva o humor e produz uma sensação de bem-estar, excitação e felicidade. Também durante um beijo, a pulsação cardíaca pode subir para algo em torno de 150 batimentos por minutos;
 
3º) Beijo francês é aquele em que as línguas se entrelaçam. Também é conhecido como beijo de língua. A expressão foi criada por volta de 1920.

4º) Boatos no final do século XIX atribuíam à estátua do soldado italiano Guidarello Guidarelli, obra do século XVI assinada por Tullio Lombardo, o poder de arranjar casamentos fabulosos a todas as mulheres que a beijassem. Desde então, mais de 7 milhões de bocas já tocaram a escultura em Veneza;

5º) O sublime beijo dado foi o sutil Sopro Vital do Criador, que com amor e através da Respiração Divina criou as nossas almas e as nossas vidas;

 
6º) Segundo o cientista Charles Darwin, o beijo era a evolução das mordidas que os macacos davam no parceiro nos rituais pré-sexuais;

7º) Há uma dúvida se o beijo surgiu há cerca de 500 anos antes de Cristo ou se a origem dessa carícia é mais antiga, tratando-se de uma sofisticação das mordidas que os macacos trocavam em seus ritos pré-sexuais. Há também uma tese de que seria uma evolução das lambidas que o homem pré-histórico dava no rosto dos companheiros para suprir a necessidade de sal de seu organismo ou um ato de amor da mãe na época das cavernas. Sem utensílios para cortar os alimentos elas mastigavam a comida antes de depositar na boca de seus filhos pequenos.

8º) Na Idade Média, o beijo era uma forma de selar acordos. Com a boca fechada, os beijos eram dados com firmeza, ao contrário, demonstravam traição. Mas foi um hábito que se perdeu com a chegada da Peste. O medo de pegar essa doença fatal de um vizinho, ou amigo, fez com que as pessoas começassem a tirar o chapéu, a curvar-se, fazendo reverências e apertar as mãos como novos gestos populares de cumprimento.

9º) Os antigos romanos também costumavam beijar como parte de suas campanhas políticas. No entanto, vários escândalos de "beijos por votos" na Inglaterra do século XVIII levaram, teoricamente, os candidatos a beijar somente jovens e idosos.
10º) O beijo também teve sua função nos primórdios da Igreja Cristã. Os cristãos com freqüência se cumprimentavam com um osculum pacis, ou beijo sagrado. De acordo com essa tradição, o beijo sagrado causava uma transferência de espírito entre as duas pessoas que se beijavam. A maioria dos pesquisadores acredita que o objetivo desse beijo era estabelecer vínculos familiares entre os membros da igreja e fortalecer a comunidade.
11º) Até 1528, o beijo sagrado era parte da missa católica. No século XIII, a Igreja Católica o substituiu por um cumprimento de paz. A Reforma Protestante no século XVI removeu totalmente o beijo da prática protestante. Na verdade, o beijo sagrado não exercia uma função na prática católica religiosa moderna, embora alguns cristãos beijem símbolos religiosos, como o anel do Papa, por exemplo.
12º) Beijar ajuda a relaxar e a reduzir os efeitos do estresse;
13º) Beijar ajuda a prevenir contra cáries, pois aumenta a produção de saliva que colabora na limpeza da boca;
14º) Estima-se que os homens que beijam suas esposas ao se despedir, antes de sair de casa, vivem cinco anos mais e ganham salários maiores do que aqueles que apenas batem a porta. Os homens da última categoria também tendem a sofrer mais acidentes de trânsito;
15º) Uma pessoa comum passa 20.160 minutos (14 dias) da sua vida beijando;
16º) Nos EUA os beijos nas bochechas só são dados por pessoas íntimas e não é o cumprimento padrão como no Brasil ou na Europa;
17º) Em algumas tribos africanas se presta homenagem ao chefe ao beijar o chão por onde ele passou;
18º) A palavra ‘ósculo’ é sinônimo de ‘beijo’ em português. A palavra é originada do latim ‘osculum’, que significa ‘boca pequena’, ou seja, o movimento feito com os lábios no momento do beijo, chamado “Ricki Lake” em 2002, na cidade de New Jersey;
20º) Em alguns locais ou certas ocasiões beijar é crime nos EUA, no estado de Indiana, é ilegal que um homem de bigode “beije habitualmente seres humanos”, na cidade de Hartford, Connecticut, é ilegal que um marido beije a esposa no domingo;
21º) Beijar em público não é bem visto no Japão, Taiwan, China e Coréias. Os beijos japoneses típicos são ‘beijocas’ para nós e parecem ter sido criados para censurar a ‘perda da moral’ do ocidente. Um casal japonês deve manter certa distância antes de se curvarem ou de ousar se curvar para encostarem os lábios por um segundo;
22º) Nos tempos medievais os beijos eram levados a sério. Se um casal era pego “nos agarros” poderia ser forçado a casar;
23º) Estudos indicam que 66% das pessoas mantêm os olhos fechados enquanto beija. O restante sente prazer em observar a miríade de emoções no rosto do parceiro (a);
24º) O prazer do beijo pode estar ligado ao fato do tato labial ser duzentas vezes mais sensível do que o tato nos dedos;
25º) Uma mulher beija uma média de 80 homens antes de casar, de acordo com estatísticas estado-unidenses;
26º) O beijo de língua é chamado de “união de almas” na França. Comumente os franceses são atribuidos pela invenção deste tipo de beijo;
27º) ‘Beijo de borboleta’ é o nome dado a uma espécie infantil de beijo onde se esfrega suavemente os cílios no nariz ou bochechas de outra pessoa, com o movimento da pálpebra;
28º) Os corpos das pessoas, enquanto ocorre o beijo, produzem substâncias 200 vezes mais poderosas do que a morfina em termos de efeito narcótico. É por isso que um casal pode sentir euforia ou êxtase durante um beijo;
29º)  Metade das pessoas tem o seu primeiro beijo amoroso antes dos 14 anos de idade.
30º) Os Hershey’s Kisses têm este nome porque a máquina que os fabrica parece beijar a esteira transportadora ao depositar o chocolate.

 
Mas o que realmente importa: 
   O beijo é uma das maiores manifestações de carinho, onde duas pessoas que se gostam podem expressar o mais profundo afeto. É também um termômetro do relacionamento. Não só a ausência do beijo, mas também quando o diálogo na vida a dois começa a diminuir, é sinal de que a relação está se deteriorando e precisa ser reavaliada. 
   O beijo é uma dança, e como, tal deve ter harmonia entre os participantes, você não pode pisar no pé do outro, os movimentos devem ser sincronizados, e quanto mais se conhece um ao outro e maior a intimidade, mais harmonia é alcançada.
   Portanto, aproveite, se inspire, e demonstre o seu amor através desta que é uma das maiores manifestações de carinho, o beijo.
Então beije mais!!!


Postado por Andréa Aguiar





Nenhum comentário:

Postar um comentário