domingo, 16 de setembro de 2012

Clean Up The World 2012


   Hoje mais uma vez pelo 3º ano consecutivo o Grupo Tô Ligado partiicipou do Dia Mundial da Limpeza das Praias - o Clean Up The World 2012.
    O grupo foi coordenado pela Presidente da Associação Tô Ligado e a Diretoria do Tô Ligado e seus jovens que  participaram deste importante evento, que vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo.
A cada ano milhões de pessoas, em cerca de 125 países, unem forças e empunham a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença em nosso meio ambiente – limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos sólidos no ambiente litorâneo.
    O Programa é chamado de International Coastal Clean-up ou Dia Mundial de limpeza do Litoral, e é coordenado mundialmente pelo Centro para a conservação da vida Marinha (The Ocean Conservancy), com sede em Washington, nos Estados Unidos, e apoiado pelo PNEMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.
   Os voluntários recolhem o micro lixo não degradável a curto prazo, assim como: canudinhos, pontas de cigarros, plásticos, tampas pláticas, chinelo, cotonete, restos de redes, linhas de pesca e etc.... tudo largado na areia e que acabam vitimando inúmeros animais que se enroscam e acabam morrendo por asfixia ou por inanição. Peixes, aves, focas, golfinhos, tartarugas podem confundir os detritos que ficam boiando no mar com lulas, águas vivas e outros alimentos que formam parte de sua dieta. Golfinhos já foram encontrados com o estomago cheio de lixo que veio das cidades.
   As pontas de cigarro, o item mais coletado no mundo todo por oito anos consecutivos, tem ocasionado a morte de inúmeros animais que a confundem com ovas de peixe e a engolem.
   O Grupo Tô Ligado ficou responsável pela limpeza da praia de Unamar em Tamoios no 2º Distrito de Cabo Frio, onde fica a Sede da Associação Tô Ligado.

Abaixo fotos de animais vitimas do lixo que jogamos nas praias:










SEJA CONSCIENTE NÃO JOGUE LIXO NO MEIO AMBIENTE .... 
A NATUREZA AGRADECE!



Nenhum comentário:

Postar um comentário