sábado, 17 de setembro de 2011

Coordenadoria de Ciência e Tecnologia de Cabo Frio lança o PIQ - Programa Integrado de Qualificação

Profº Paulo Cotias com seus parceiros e convidados para o lançamento do PIQ - O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Cabo Frio Alfredo Gonçalves, A Presidente do Grupo Tô Ligado Andréa Aguiar com seus jovens Coordenadores Lucas Torres e Vitor Marins e os representantes das empresas parceiras do PIQ.


   A Coordenadoria de Ciência e Tecnologia e Ensino Universitário de Cabo Frio, organizou um café da manhã, na quinta-feira, dia 8 de setembro, na sala de reunião da sede da Coordenadoria, para lançar o PIQ - Programa Integrado de Qualificação.
   O PIQ é um programa que vai distribuir bolsas de desconto em cinco instituições que já oferecem cursos de qualificação profissional e técnico destinados a alunos da rede pública de ensino e seus pais ou interessados que possuem renda familiar de até cinco salários mínimos.
   As instituições envolvidas - Amigos do Brasil, Faculdade Internacional Signorelli, Petrolagos, Cetec Lagos e Instituto Educacional Progresso - oferecerão uma média de 30 a 50 vagas por curso, somando cerca de mil vagas no total.
   A Ciências e Tecnologia fará triagem e receberá a documentação, que poderá ser o comprovante do aluno ou comprovante de renda familiar.
   O Instituto Educacional Progresso vai oferecer 120 vagas para os cursos de informática básica, pacote office, graphic design e webdesign. Já para o curso de inglês serão oferecidas 100 vagas, assim como para os cursos de qualificação profissional na área comercial e administrativa.
   A Petrolagos tem 40 vagas por curso em São Cristóvão para o Curso Técnico de Eletrotécnica, de Segurança de Trabalho, de Instrumentação Industrial, de Edificações, de Petróleo e Gás, de Secretaria Escolar, de Meio Ambiente, de Administração, Capacitação Profissional, NR10, Auxiliar de Logística, Auxiliar de Plataformista, Operador de Rádio Offshore e Operador de Produção.    Já em Unamar são oferecidos na área de processo de soldagem, os seguintes cursos: Eletrodo Revestido, Mig e Mag, Tig. E, na área de usinagem, o curso de Caldeiraria, além de curso preparatório na área militar para bombeiros e policiais.
   A Faculdade Internacional Signorelli vai oferecer 30 vagas de desconto para cada um dos seguintes cursos: Agentes Públicos/Serviços Públicos, Logísitica e Movimentação de Cargas, Segurança do Paciente, Secretaria Executiva, Atendimento Comercial/Analista de Crédito.
   O CETEC–LAGOS oferecerá desconto em 60 vagas em cada um dos seguintes cursos: Técnico em Automação Industrial; Técnico em Eletrotécnica Industrial; Técnico em Eletromecânica Industrial; Mecânico de Manutenção de Aeronaves – ênfases em Aviônica e Célula 60 vagas.
   Segundo o Coordenador de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário Profº Paulo Cotias, esse programa é decisivo para a empregabilidade dos jovens no futuro:
         - Essa parceria entre o poder público e privado, em princípio, durará seis meses, de setembro a março, e poderá decidir, em muitos casos, a empregabilidade dos adolescentes e dos jovens, tirando eles de situações de risco, além de ajudar na profissionalização dos pais – afirmou Cotias.

   Participam ainda do programa o Grupo Tô Ligado, o  Grupo de Escoteiros de Cabo Frio, a Associação de Estudantes de Cabo Frio e a Secretaria de Criança e Adolescente (CRIA):

- Eu sou um entusiasta de todos os programas que tratem de forma digna o futuro, que são os jovens, e que passam, felizmente, pela Coordenadoria de Ciência e Tecnologia. Também estamos trabalhando para implantar o Programa de Estágio Remunerado – afirmou o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Alfredo Gonçalves, presente ao evento.

   Os valores dos cursos e das bolsas oferecidas podem ser obtidos junto aos cursos ou na própria Coordenadoria-Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário, no ato do cadastramento.

   Para cursos com sede em Tamoios, o cadastro poderá ser feito na unidade do Instituto Educacional Progresso, que fica na Sede do Grupo Tô Ligado, na Avenida Beira Mar, Quadra E, Lote 17, Unamar, ou na Petrolagos que fica na Rodovia Amaral Peixoto , 193, Unamar.

   O telefone do Instituto Educacional Progresso é (22) 2647.2964 e do Instituto Petrolagos é 2630-7682 ou 9244-5258.

A Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Ensino Universitário fica na Rua Florisbela Roza da Penha, 292, Braga. Telefone: 2647-3459.


   Em Tamoios informações com Andréa Aguiar do 
Grupo Tô Ligado pelo 
cel.: (22) 8805.3721
























Nenhum comentário:

Postar um comentário