quarta-feira, 30 de março de 2011

Projeto incentiva a entrada de jovens no mercado de trabalho







   O projeto Jovem Aprendiz criado em 1997 pelo Governo Federal tem como objetivo possibilitar a entrada de jovens no mercado de trabalho. A Lei do Aprendiz nº 10.097/2000 determina que todas as empresas de médio e grande porte contratem adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos. Em Cabo Frio o projeto é abraçado por várias empresas e tem apoio do governo municipal.

   Para ingressar, os jovens devem procurar a Coordenadoria Geral de Juventude para fazer o cadastro. Atualmente são 150 inscritos, sendo que 50 já atuam no mercado de trabalho. As empresas interessadas em contratar os aprendizes também podem procurar a mesma coordenadoria, que fica na Avenida do Contorno, s/n°, na Praça Cristovão Colombo.

   A cota de jovens aprendizes deve ser de 5% até 15% do número de funcionários. O Governo Federal incentiva os empresários com redução de encargos trabalhistas como o do FGTS de 8% para 2%.

   A loja de móveis planejados de Cabo Frio, D&C – Dormitórios e Cozinhas, participa do projeto Jovem Aprendiz e vai além, efetivando os que se destacam na empresa. Foi o que aconteceu em setembro último com Matheus Conceição, de 17 anos, que se destacou e conquistou a vaga. Atualmente a D&C admitiu mais um jovem do projeto, Patrícia Lemos, de 17 anos, que exerce a função de atendente. Os jovens têm todos os direitos garantidos pela lei, como férias, 13º salário e vale-transporte.

“Segundo a lei não temos obrigação de participar do projeto, pois somos uma empresa de pequeno porte. Porém, eu considero muito importante ter dado essa oportunidade para esses jovens, possibilitando que eles se desenvolvam de forma honesta e digna”, explicou o empresário Ricardo Guadagnin.

   Para participar o jovem deve estar cursando o ensino médio ou fundamental, além de participar de um curso de aprendizagem profissional. O curso pode ser ministrado por um centro de formação como os do Sistema "S" (Senai, Senac, Senar, Senat e Sescoop), uma escola técnica de educação ou ainda por uma organização não governamental que tenha registro e aprovação do programa junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Jovem.

   Segundo o Governo Federal, desde que o Ministério do Trabalho se comprometeu a promover o cumprimento da Lei Aprendiz, em novembro de 2008, mais de 411 mil jovens já se beneficiaram e conquistaram uma vaga no mercado de trabalho.

Fonte: http://www.cabofrio.rj.gov.br/detalheclipping.aspx?id=7b0f3456-26ea-4748-aecd-af1985d2f03e

Nenhum comentário:

Postar um comentário