quarta-feira, 2 de março de 2011

Mídia japonesa reflete sobre o fim da caça às baleias

    A frota baleeira do Japão está deixando a Antártida, dias depois de representantes do governo em Tóquio admitirem pela primeira fez que iriam “suspender” a temporada de caça deste ano, confirmando mais tarde seu encerramento precoce. Segundo funcionários da Agência de Pesca do Japão (FAJ), a frota pescou apenas 170 das 945 baleias previstas.
   O encerramento abrupto da temporada de caça às baleias e a natureza do anúncio levou observadores a acreditar que a caça na Antártida talvez tenha chegado ao fim, mas também os deixou intrigados. Remi Parmentier Comenta em seu blog, que durante as recentes (e fracassadas) negociações entre as nações membro da Comissão Baleeira Internacional (IWC), membros japoneses alegaram, extra-oficialmente, que precisavam de uma saída “honrosa” para o dilema da Antártida; informações liberadas recentemente pelo Wikileaks revelaram que o Japão pediu que os Estados Unidos tomassem ações enérgicas contra a Sea Shepherd porque o governo japonês não poderia ser visto se rendendo à uma organização que frequentemente classificada como “terrorista”.
   Mas é exatamente o que tem feito. Talvez a rapidez com que a FAJ culpou a Sea Shepherd pelo fim da temporada tenha sido uma tentativa maquiavélica de obter o apoio de elementos nacionalistas para a indústria baleeira. Talvez tenha sido o simples reconhecimento do óbvio. Ou talvez os outros motivos possíveis – que a indústria está falida, é corrupta e produz uma carne que ninguém quer comer– sejam ainda piores.
Em todo caso, a mídia japonesa tem participado da especulação de que o fim da caça às baleias na Antártica pode estar próximo.
Segundo o jornal The Daily Yomiuri:
“Um alto funcionário do ministério declarou, sob condição de permanecer em anonimato, que cinco cenários alternativos foram estudados até agora:
- Ter a frota baleeira escoltada pelos navios da Guarda Costeira Japonesa ou outros.
- Construir novos navios baleeiros, capazes de navegar em alta velocidade.
- Substituir a pesca para fins de pesquisa pela pesca comercial.
- Continuar com os acordos atuais.
- Encerrar a pesca à baleia no Oceano Antártico.
A primeira opção foi discutida pelo governo em 2007, mas foi descartada porque não há navios de escolta que pudessem viajar até a Antártica. A segunda alternativa é “quase impossível”, disse o funcionário, devido ao severo arrocho fiscal do governo. Quanto à terceira opção, o Japão tentou sugerir um acordo para retomar a pesca comercial em uma reunião da Comissão Baleeira Internacional em junho de 2010. No entanto, a reunião fracassou ao não conseguir fechar a brecha existente entre nações baleeiras e não –baleeiras. [...] Segundo o funcionário do ministério, "com a suspensão da caça à baleia, não é possível que ela continue na próxima temporada, como ocorreu no passado”.
O que nos deixaria com a quinta opção, o fim da caça às baleias na Antártida, uma opção que outro jornal, The Daily Mainichi, apoiou de forma equilibrada :
“Muitos japoneses sentem-se desconfortáveis com a suspensão do programa de pesquisa sobre baleias devido à pressão internacional e expressaram apoio à continuidade da missão. Entretanto, poucos japoneses comem carne de baleia atualmente, e a necessidade de prosseguir com a pesquisa sobre baleias diminuiu. [...] O governo deveria aproveitar esta oportunidade para reavaliar sua política de caça às baleias, e talvez até considerar a suspensão do programa”.

Postado Por: Caio Mendel

Nenhum comentário:

Postar um comentário