segunda-feira, 28 de março de 2011

Jovens do Tô Ligado participam do PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS DO (NEA-BC) /PETROBRAS



A Presidente da Associação de Jovens Tô Ligado Andréa Aguiar recebeu o convite de Carla e Vanessa do NEA-BC para que 15 jovens do Tô Ligado participassem do “PROGRAMA DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS DO (NEA-BC) /PETROBRAS” em Barra de São João/Casimiro de Abreu que iniciou em 20/03/2011 no CIEP de Barra de São João.
Foi com muito entusiasmo e expectativas que na manhã de 20/03/2011 um lindo dia de domingo que eu Andréa e o grupo de 15 jovens chegamos ao CIEP de Barra de São João, fomos recebidos com muita satisfação e alegria por Vanessa e Carla, a representante da Petrobras Nayara, o Jean nosso instrutor e toda a equipe da participar e os outros colegas que participam do programa conosco.
O nosso 1º módulo do Programa iniciou-se com um delicioso café da manhã, logo após o Jean iniciou a apresentação do programa através de uma dinâmica de grupo que fez com que os jovens se sentissem estimulados a colocar as suas opiniões e pontos de vista em relação ao assunto exposto, após essa manhã de muitas atividades, tivemos uma pausa para o almoço que também foi oferecido pelo programa e que estava muito apetitoso, nem preciso dizer que os jovens curtiram muito este intervalo já que estavam entrosados com os outros participantes. Após o almoço tivemos uma tarde de muitas atividades que incluíram dinâmicas, filmes, entrevistas e coffee break tudo com muito entrosamento e participação terminamos o dia com a certeza de nossas expectativas foram satisfeitas e com gostinho de quero mais.
Recebi dos jovens do Tô Ligado feedbacks bem positivos onde os mesmo manifestaram o desejo de que o próximo módulo do programa chegue logo o dia. O Programa é composto de sete módulos sendo um em cada mês e entre um módulo e outro teremos reuniões do grupo, intercâmbios, seminários e trabalho de campo tipo visitas a reservas ecológicas.
Eu Andréa Aguiar presidente do Grupo Tô Ligado agradeço em nome dos jovens a oportunidade de participarmos de um Programa tão importante e necessário para a nossa juventude.  

Apresentação do Programa  

O Licenciamento Ambiental, realizado pela Coordenação Geral de Petróleo e Gás (CGPEG) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), relativos a atividades da PETROBRAS/UN-RIO na Bacia de Campos, traz em suas condicionantes a necessidade de desenvolver projetos de educação ambiental com efetiva participação das comunidades da área de influência de tais atividades.
   Esse marco legal envolve o desenvolvimento de projetos de educação ambiental em 13 municípios da Região, quais sejam: Saquarema, Araruama, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Armação dos Búzios, Casimiro de Abreu, Rio das Ostras, Macaé, Carapebus, Quissamã, Campos dos Goytacazes, São João da Barra e São Francisco de Itabapoana (RJ).
Tais projetos estão ancorados em uma estrutura organizacional, articulada em rede, denominada: Núcleo de Educação Ambiental da Região da Bacia de Campos (NEA-BC). Esta iniciativa visa promover a integração dos 13 projetos, assegurando a efetividade dos princípios, propósitos e diretrizes da educação no processo de gestão ambiental (preconizada pela CGPEG/DILIC/IBAMA).
"A realização do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças do Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos (NEA-BC) é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA".

Objetivo e Metodologia do Programa

   O Desenvolvimento de lideranças proposto pelo programa considera a necessidade de uma participação qualificada em todo o processo de gestão dos recursos ambientais. Por isso, através da realização de atividades formativas, objetiva discutir e disseminar conteúdos capazes de despertar o espírito analítico e crítico para a compreensão do contexto maior. Onde se processam as mudanças e se executam as políticas de desenvolvimento socioambiental; e, além disso, estimular o comportamento cooperativo e criativo na busca de soluções. O processo integrado de aprendizagem ocorrerá por meio da combinação de instrumentos específicos, articulando, simultaneamente, em duas estratégias de ação Local e Regional.
   No âmbito local as temáticas a serem abordadas no Programa estão divididas em módulos, assim como: Estado e Planejamento no Brasil (módulo I), Políticas Públicas (módulo II), Ética na Política (módulo III), Licenciamento Ambiental, Royalties (módulo IV), Direitos Humanos, Cidadania e Status (módulo V) e Avaliação do processo (módulo VI). Assim, no processo de ensino-aprendizagem em âmbito Local e com a facilitação da equipe técnica (Petrobras e Consultoria Participar), os participantes do Programa trabalharão questões que lhes são específicas, contextualizando os conteúdos de acordo de cada módulo com a realidade local, identificada no processo do diagnóstico participativo.
Já no âmbito regional, os sujeitos da ação educativa estarão inseridos na categoria de atores institucionais, jovens representantes dos NÓS do NEA-BC. O coletivo será formado por dois ou três representantes de cada NÓ e terá como principais instrumentos de aprendizagem os seminários presenciais teórico-práticos e as ações extra-semanários (intercâmbios de aprendizagem, análise de casos, resolução de desafios, visitas institucionais, rodas de diálogos inter-geracionais e projetos de campo).
Fonte de consulta:
Apostila elaborada pela PARTICIPAR desenvolvimento e avaliação de projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário