domingo, 12 de setembro de 2010

Os Poetas do Cotidiano

O Grupo Jovem Tô Ligado agradece ao jornalista Carlos Cabral do Jornal Tamoios pela matéria publicada na edição do mês de Setembro 2010 no jornal que a partir deste mês além de ser on line agora voltou a ser impresso também.
Estamos muito felizes com o seu apoio e dedicação ao nosso movimento Jovem.
Valeu Carlos Cabral.......nós também estamos Ligados no Jornal Tamoios.

www.jornaltamoios.com.br







Jornalista o Poeta do Cotidiano

O tempo não pára. E as notícias, também não. Manter a população informada é missão desses profissionais, que fazem da sua rotina uma busca incessante pela melhor maneira de dar ao seu leitor/espectador/ouvinte a melhor qualidade da informação possível.
Apurar, entrevistar e resumir um mundo de informações em um título, em um parágrafo, em uma matéria. Pode parecer uma tarefa fácil para quem vê de fora. Quem tem a notícia ali, pronta, nas mãos, não imagina todo o processo para que ela fique pronta e com a qualidade devida. O bom jornalista é aquele que, com o uso das palavras mais simples, consegue passar a informação com a melhor qualidade. Jornalista não fala difícil. Ele, como arquiteto da ortografia, usa das palavras mais corriqueiras para construir sua obra de arte, um texto compreensível para a maioria das pessoas que terão acesso a ele.
Conseguir a pessoa certa para falar, estar no lugar certo e na hora certa e contar com a sorte: esse é o dia-a-dia de todo jornalista que preza pela seriedade e honestidade nas notícias que ele faz circular. E não podemos dispensar o quesito sorte no fazer jornalístico, pois vivendo nesse mundo das notícias, percebemos que o ‘anjo da guarda’ sempre protege aqueles jornalistas que estão em busca da qualidade da informação. Mas, nem sempre é assim que acontece.
Não são poucos os casos de manipulação da informação em benefício dos interesses de alguém ou alguma instituição. Dados alterados ou até mesmo omitidos, que tanto já se repetiram na história da imprensa, acabaram gerando a desconfiança por parte daquele que recebe a notícia. Mas, para ser um bom jornalista, é preciso entender que esse profissional não é um formador de opinião, ele tem o dever de passar a informação correta, para que seu leitor/espectador/ouvinte tenha a capacidade de tirar suas próprias conclusões.
E devemos reconhecer que, apesar de todos os problemas em relação à manipulação de informação que já aconteceram, há ainda aqueles jornalistas interessados na seriedade do seu trabalho. Esses poetas do cotidiano têm em suas mãos o mundo, e cabe a eles fazer com que essa ‘poesia diária’ seja clara e verdadeira, honrando o tão importante papel que a mídia tem em nossa sociedade.

 Postado por:
Andréa Aguiar
Coordenadora Geral do Tô Ligado

Nenhum comentário:

Postar um comentário