terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bulling Nas Escolas



          Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.
Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros  e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo.  Alunos "esforçados" que geralmente sofrem  represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais  são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.
Se equivalente na língua portuguesa, bullying é um termo inglês utilizado para designar a prática desses atos agressivos. As conseqüências são o isolamento, a queda do rendimento escolar, baixa auto-estima, depressão e pensamentos negativos de vingança.
Estudos mundiais revelam que, de 5% a 35% dos alunos estão envolvidos nesse tipo de comportamento. No Brasil, alguns estudos demonstraram que esses índices chegam a 49%.
Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento saiu das escolas onde era um lugar comum dessa prática e  partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, etc. O agressor nesse caso, muitas vezes escondido atrás de um apelido, dissemina sua raiva e felicidade enviando mensagens ofensivas a outras pessoas. Em muitos casos, ele exibe fotos comprometedoras, altera o perfil das vítimas e incita terceiros a reforçar o ataque. O único propósito é a humilhação da vítima e isolamento daquele que é considerado mais fraco ou diferente.
 “Quem agride, quer que o seu alvo se sinta infeliz como na verdade ele é. É provável que o agressor também tenha sido humilhado um dia, descarregando no mais frágil a sua própria frustração e impotência”(Maluh Duprat).
 Não é interessante responder às provocações, pois isso aumentaria a raiva do agressor e é exatamente isso que ele quer. “Outra coisa importante é não manter segredo da ofensa, intimidando-se. Pode ser um bom momento de lidar com os próprios complexos, de superar com a ajuda da família ou dos superiores no trabalho uma situação de confronto maior que seus recursos internos”.

Bulling não é nada bom, e se você conhece alguém que sofre com isso, ajude-o. Pois você se beneficiará com uma nova amizade ou quem sabe salvando uma vida.


Importância a vida! 

É especial ser especial 
É importante dar 
Importância a vida 
Mesmo com dificuldade 
Amigo eu vim te falar 
Como é importante respeitar 
As diferenças que envolvem cada um 
Em seu jeito ou modo de falar. 
Só por ele não ter a mesma cor 
Não significa que sejas inferior 
Essa diferença pode ser legal 
O mundo fica cheio de sabor . 
O menino pobre não tem o livro pra estudar 
Mas pode ser inteligente igual a você 
Se liga na idéia que as minas tão passando 
Pois vocês tem muito o que aprender...





Paródia da música "Teu segredo" 
 Jeito Moleque 

Como eu pude um dia deixar você me bater? 
Como eu pude um dia deixar me fazer sofrer? 
Tão ignorante assim 
Tão nem aí pra viver 
Por que você é assim? 
Bem que podia amar... 
Se é apanhando que se aprende, eu aprendi com você... 
Só se sabe quando é o fim quando o bulliying acabar 
E graças a Deus vai ter fim 
Viver apanhando não dá... 
Faça um favor pra mim! 
Não venha me machucar!! 

Não perco mais um dia de Medo 
Não deixo que a tua valentia me assuste 
Não pense que eu fiquei humilhado 
Não vem me bater, desiste 
Você me machucou por prazer 
Eu tive que aprender foi preciso 
teu orgulho roubou o meu sorriso






Rap do Bullying 


No bullying há violência há humilhação; 

há exclusão os manos entram em depressão. 

Então seja civil 

ou a violência vai a mil; 

Tenha educação pra não entrar em depressão; 

quando você tem razão; 

Chega o valentão; 

te deixa na humilhação; 

Você pode até entrar em depressão; 


No bullying há violência; 

mas não há sentença 

No bullying há violência; 

mas não há sentença 

Então seja educado; 

pra não ser derrubado 

Seja educado; 

pra não ser derrubado 


De forma terrível cometem atrocidade; 

bullying, termo desconhecido na cidade; 
Amigos da onça querem ver você sofrer; 
me diz que isso vai mudar 

Ahh, pode crer! 


Postado por:

Nathália Souza

(2ª Secretária do Tô Ligado - 14 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário