domingo, 10 de março de 2013

Começa o 2ª Ciclo do Projeto NEA-BC em Tamoios


   O grupo GGL do NÓ de Tamoios se reuniu com os técnicos do NEA-BC na sede da Associação Tô Ligado para a 1ª reunião de trabalho do ciclo 2 do projeto, onde foi feita a apresentação do Plano de trabalho para o ciclo 2, foi marcada a oficina de integração com o grupo Pólen e apresentado o Edital de recrutamento de profissionais para assistente de mobilização e logística que atuará no NÓ de Tamoios - Cabo Frio.

   A próxima reunião do GGL Tamoios foi marcada para o dia 07/04/2013 as 10 h. na Sede da Associação Tô Ligado para tratar da seguinte pauta:

- Estratégia de mobilização de pessoas para participar das oficinas do projeto NEA-BC;

- Organizar como serão os encontros itinerantes do GGL Tamoios para apresentar o Documentário sobre Controle Social que foi produzido em 2012 no 1º Ciclo do projeto pelo GGL Tamoios;

- Realizar o mapeamento de políticas pública sobre controle social para a realização de intercâmbios.

   A realização do Projeto NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos) é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzida pelo IBAMA.

   A responsável pela execução do Projeto é a Associação NEA-BC, que celebrou convênio com a Petrobras em 2009.

   São atendidos pelo projeto os municípios localizados na área de influência de 6 empreendimentos da Unidade Operacional da Petrobras - UO-RIO:FPSO Marlim Sul; P-38 e P-40; FPSO Brasil; FPSO P-48; FPSO P-43; FPSO P-50. Cada um dos 13 municípios atendidos pelo NEA-BC conta com Núcleos Operacionais (NÓS).

   O foco do projeto é fortalecer a organização comunitária para o exercício da cidadania, com incentivo ao protagonismo da comunidade, especialmente as lideranças e a JUVENTUDE, buscando uma maior participação desse público nas questões socioambientais locais.

   O Protagonismo JUVENIL é um dos resultados esperados pelo projeto, além da capacitação dos participantes para que os mesmo se tornem aptos a elaborarem e executarem projetos socioambientais e multiplicarem esses conhecimentos na comunidade local para que a mesma tenha um maior nível de organização e participação nos espaços públicos e privados de gestão.

   O Grupo Tô Ligado participa do Projeto NEA-BC a dois anos quando o mesmo iniciou as suas atividades no Distrito de Tamoios – Cabo Frio e vem seguindo desde então com essa parceria, para que os jovens que são cadastrados na Associação Tô Ligado possa ter essa oportunidade. 

Texto e imagem: Núcleo de Comunicação do Tô Ligado
Stéphany Ferreira - Coordenadora de Comunicação da ATL


Nenhum comentário:

Postar um comentário