quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Fazenda Campos Novos é tombada pelo IPHAN



   O Sítio da antiga fazenda de Santo Inácio de Campos Novos, localizada no Distrito de Tamoios, atual sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio, foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional (IPHAN) no último dia 23 de novembro. Com o tombamento federal – cujo processo foi iniciado em 2002 - todo o conjunto composto pela casa, pela capela e pelo cemitério passa a ser reconhecido com elevado valor histórico e arquitetônico, podendo vir a receber verbas do Governo Federal para sua recuperação e futura preservação.

   Em 1993, o município desapropriou o conjunto e, em 2003, o Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) aprovou o seu tombamento provisório. Desde então, a Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, veio lutando para que a Fazenda Campos Novos conseguisse o tombamento definitivo, desta vez em âmbito federal. No local, além da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Cabo Frio também funcionam o canil municipal, o curral municipal, um apiário e uma usina de beneficiamento de leite.

   Segundo o Secretário da pasta, Carlos Roberto Nogueira, a partir de agora, a fazenda passa a receber a merecida atenção e poderá ser restaurada, recuperando seu valor histórico e a beleza do passado:

- O tombamento federal é o que há de mais importante em termos de reconhecimento brasileiro, no que se refere à arquitetura e paisagismo. O primeiro passo, nós já conquistamos. O segundo será captar verba para restaurar e revitalizar Campos Novos. Nosso foco inicial será a reforma estrutural da fazenda, depois a restauração do telhado e, posteriormente, a pesquisa arqueológica.

   Com a reestruturação do espaço, o patrimônio poderá receber ainda mais visitantes. Hoje, recebe, em média, cem alunos de escolas municipais por semana, contar os inúmeros turistas e moradores de cidades vizinhas que o procuram nos finais de semana.

- Também está nos nossos planos a criação de um museu de história natural no local. Há três anos criamos o projeto “Refazendo Campos Novos” com este objetivo – complementou o secretário.

   História - A Fazenda Campos Novos foi construída por iniciativa dos padres jesuítas da Companhia de Jesus no ano de 1690. No início, o local funcionava como uma imensa propriedade pecuarista, voltada apenas para a criação de gado. No século XVIII, com a expulsão dos religiosos do Brasil, a fazenda foi incorporada à Coroa Portuguesa e, posteriormente, foi arrematada pelo fazendeiro Manoel Pereira Gonçalves.

   Mesmo passando por períodos de instabilidade, a Fazenda Campos Novos sempre manteve o prestígio dos primeiros tempos. Em 1832, recebeu a visita do naturalista Charles Darwin e, em 1847, do Imperador D. Pedro II.

   Entre as décadas de 1960 e 1970, o local passou por momentos de tensão devido a vendas ilícitas, ações judiciais fraudulentas e a violência contra grileiros. Em 1982, as terras da Fazenda Campos Novos foram destinadas à reforma agrária pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Até hoje, a fazenda abriga três comunidades de descendentes de escravos que trabalhavam no local.

   A Fazenda de Campos Novos fica na Rodovia Amaral Peixoto, km 123, em Tamoios, 2º Distrito de Cabo Frio. O telefone de contato é (22) 2625-6162. A visitação é gratuita e aberta ao público, todos os dias, das 8h às 17h, porém as escolas devem agendar, previamente, o passeio. Nos fins de semana, somente a área externa da fazenda está aberta a visitas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário