segunda-feira, 30 de maio de 2011

Realização do Módulo I do Programa de Formação e Desenvolvimento de Lideranças - NEA-BC





“A realização do "Programa de Desenvolvimento e Formação de Lideranças" é uma medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal, conduzido pelo IBAMA”.

MÓDULO I - Estado e Planejamento do Brasil - Modelos de Desenvolvimento experimentados ao longo da história

No domingo, dia 29 de maio de 2011, ocorreu, em Barra de São João, o Módulo I do Programa de Formação e Desenvolvimento de lideranças, promovido pela o grupo NEA-BC (Núcleo de Educação Ambiental da Bacia de Campos), em conjunto com a Consultoria PARTICIPAR e com apoio da PETROBRAS.

Como de costume foi feito um reconhecimento dos participantes do projeto, a apresentação de um panorama geral do módulo, mostrando os momentos e atividades ao longo do dia de trabalho.

O tema do primeiro módulo foi “Estado e Planejamento do Brasil”. Durante todo o dia de debates, foram apresentados os diversos modelos de desenvolvimento testados ao longo da história de nosso país. Isso facilitou a reflexão e o entendimento de porque estamos hoje onde estamos. O contexto histórico esteve ao lado da exposição de problemas recorrentes em nossa região e em diversos lugares do Brasil e do mundo. A execução de atividades dinâmicas e intuitivas é um dos grandes trunfos do projeto, que procura incentivar os participantes, em sua maioria, jovens, a expressar suas ideias, pensamentos e críticas a respeito dos assuntos em debate.

Ao final do dia, tarefas foram propostas no intuito de fazer uma ligação entre o Módulo I - Estado e Planejamento do Brasil - e o Módulo II - Políticas Públicas, que será realizado no mês de junho -. O grupo saiu com novas ideias e, com certeza, muitos esclarecimentos. 

COMENTÁRIOS:  

O projeto, como sempre, cumpre sua proposta de trazer formação e incentivar a participação da população na defesa de suas causas em sociedade. Acredita-se que um público informado e atualizado tem muito mais preparo e argumento. Esse processo, junta informação e metas a serem estabelecidas para que ocorram mudanças referentes ao nosso país e, sobretudo, sobre o uso do nosso meio ambiente, foco principal do programa. 

Desenvolver iniciativas que fortaleçam nossa sociedade e que façam essa sociedade caminhar junto com nosso planeta é uma das causas mais urgentes atualmente, que precisa de continuidade e muita perseverança, para que assim essas transformações possam começar a acontecer. 

Equipe e participantes do Programa.

CONSULTORIA PATICIPAR: 

Ademário Almeida - Condutor do Módulo I;
Jean Marcelo Costa e Rafael Ummus - Apoio para o Módulo I e considerações iniciais e finais. 

Postado por: Lucas Torres

Um comentário:

  1. Parabéns Lucas (Coordenador de Ciência e Tecnologia do Tô Ligado)pela matéria. Suas colocações e entendimento em relação ao tema apresentado foi perfeita. Esse é o foco e objetivo do Tô Ligado trazer capacitação e qualificação para jovens como você.

    Andréa Aguiar
    Presidente do Tô Ligado

    ResponderExcluir