sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Tamoios ganha sua Farmácia Popular


Tamoios ganha sua Farmácia Popular

A Secretaria de Saúde de Cabo Frio inaugurou, nessa QUINTA-FEIRA - DIA 27/01 - ÀS 11h, a segunda farmácia popular da cidade, no bairro de Samburá, Distrito de Tamoios. O município de Cabo Frio já conta com este serviço no bairro do Jardim Esperança. De acordo com a coordenadora das farmácias populares, Maria Lúcia Morais, o objetivo da nova unidade é ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais: - A nova farmácia é uma opção para o cidadão, que não precisará mais se deslocar até o Jardim Esperança para obter os medicamentos – disse, informando que o diferencial em relação às farmácias particulares está no preço e na variedade de medicamentos. A lista de remédios da Farmácia Popular possui 94 itens, entre eles a sinvastatina, para tratamento do colesterol; omeprazol, para tratamento gastrointestinal; nifedipina, para problemas do coração; hidroclorotiazida, para hipertensão arterial, entre outros. A nova Farmácia Popular de Cabo Frio está localizada na Avenida Amaral Peixoto, s/n – Km 135 – Samburá. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e, aos sábados, de 8h às 12h. A unidade não fecha para almoço.

O programa Farmácia Popular do Brasil, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Cabo Frio, o Ministério da Saúde e a Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz, tem o objetivo de ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz é a executora do programa e adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado, quando necessário, e coloca à disposição nas Farmácias Populares a preço de custo. Segundo a farmacêutica responsável pela unidade, Dra. Maria Lúcia Morais F. Henrique, o diferencial em relação às farmácias particulares, além do preço e da variedade de medicamentos, é o serviço de Atenção Farmacêutica que esclarece dúvidas sobre cuidados com a saúde, informações sobre doenças, uso correto de medicamentos, entendimento da prescrição de receitas, posologia, entre outros.

A lista de medicamentos da Farmácia Popular possui 94 itens e contém material informativo disponível para a população, com a listagem dos medicamentos. Entre eles estão a sinvastatina, para tratamento do colesterol; ranitidina, para tratamento gastrointestinal; nifedipina, para problemas do coração; e ibuprofeno, um anti-inflamatório. Além da extensa lista, outro diferencial é que nunca falta remédio. – Fazemos nosso pedido uma vez por mês e temos um rigoroso controle do nosso estoque. O sistema de pedidos é on line e o prazo de recebimento é de, no máximo, uma semana. Levamos este prazo em consideração ao realizarmos nosso pedido. Ao todo, são mais de seis mil medicamentos em estoque e nunca falta nenhum remédio da lista - afirma a Dra. Maria Lucia. A médica diz ainda que, muitas vezes, as pessoas interrompem o tratamento por falta de recursos para comprar os remédios.

– Um tratamento para quem é diabético ou hipertenso, por exemplo, e que precise fazer uso de 60 comprimidos de atenolol, de 25 mg, duas vezes ao dia, e de 30 comprimidos de hidroclorotiazida, também de 25 mg, uma vez ao dia, sai por 2,80/mês. Estes mesmos medicamentos em outra farmácia não sairiam por menos de R$ 20,00. Uma economia de mais de 80% - afirma a farmacêutica. Além disso, a Farmácia Popular trabalha com o conceito de Responsabilidade Técnica, ou seja, os profissionais precisam ser registrados no Conselho Regional de Farmácia, órgão regulador da profissão. Aliado a isto é necessário apresentar a receita médica, pois nenhum medicamento é vendido sem a apresentação da receita.

(Fonte: Arquivos da Gazeta / O Resumo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário